[Guia] Como ser o verdadeiro mestre Pokémon

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[Guia] Como ser o verdadeiro mestre Pokémon

Mensagem por Rayleigh em Agosto 4th 2013, 21:47





Introdução


Antes de mais, bem vindo ao mundo das batalhas Pokémon.
Apesar de ser um jogo bastante direcionado para o público infantil, o Pokémon tem um sistema bastante complexo com algumas manhas escondidas nos jogos.
Quem joga pokémon competitivo costuma dividir o jogo em duas partes, o Ingame (que corresponde ao modo história do jogo, vencer a Elite Four, salvar o mundo da equipa criminosa, capturar o lendário e ser o astro do mundo em que tudo gira à sua volta) e o Metagame (que pode ser comparado ao modo multiplayer de muitos jogos que que as verdadeiras capacidades de batalha são postas à prova contra outros jogadores).
Como o competitivo foi iniciado por americanos e o jogo é jogado maioritariamente na língua Inglesa, a maioria dos termos aplicados no competitivo são ingleses, irei traduzir um por um e explicar bem o seu significado. Ao inicio pode parecer complicado decorar todos os termos, mas já vi muitos iniciantes que num mês ja jogavam como experiêntes de anos de jogo.




Onde jogar Metagame


Para embarcar no mundo do Pokémon competitivo podemos jogar através de duas maneiras. Via Nintendo DS/3DS, usando as capacidades Wi-Fi da consola e jogando através dos jogos originais ou então via Simulador Online que é uma imitação (perfeita) do sistema de batalha dos jogos originais e é jogado através de um programa (ou site) no computador.

Link para o simulador: Pokémon Showdown!




Diferenças entre jogar na Nintendo DS e no Simulador Online


O jogo em si é o mesmo, no entanto existem diferenças que fazem com que os jogadores prefiram jogar numa plataforma em específico.
Abaixo vou citar os prós e os contras de cada plataforma.

  • Nintendo DS: não podem existir qualquer tipo de bugs visto que se trata da versão original e oficial, é necessário criar o Pokémon perfeito para ter 100% do rendimento esperado nas batalhas (e isso é trabalhoso), as batalhas podem ter falhas de conexão devido a instabilidade do Wi-Fi das consolas.

  • Simulador Online: para os amantes de treinar o seu Pokémon desde o ovo até ao topo é uma deceção visto que o sistema de criar os Pokémon é de apenas introduzir os dados pretendidos e guardar num ficheiro para futura leitura. As batalhas são muito mais fluídas e agradáveis e os erros de conexão são muito reduzidos.
    Existem sempre adversários online para jogar umas partidas amigáveis e treinar constantemente.




As mecânicas escondidas nos jogos


Já alguma vez deste importância á nature do Pokémon? Conheces alguma coisa sobre IVs e EVs? E STAB, sabes o que é? Pois bem, o Pokémon competitivo entra com todos estes fatores e tem que estar tudo certo para que o bichinho Pokémon seja útil nas partidas. Irei então passar à explicação de cada um dos palavrões que mencionei acima (e ainda mais alguns).

  • Stats: Como devem saber, existem 6 stats importantíssimos que definem um Pokémon. São eles: HP, Ataque (Atk), Defesa (Def), Ataque Especial (SAtk), Defesa Especial (SDef) e Velocidade (Spd).
    No competitivo tentemos a maximizar os stats estrategicamente usando uma combinação de Nature+IVs+EVs de modo a dar o melhor uso possível ao respetivo Pokémon.

  • Nature: é a natureza do Pokémon. Podem consultá-la indo ao Summary do vosso Pokémon nos jogos. A mesma faz com que os stats do Pokémon em questão variem em conformidade.

  • IVs: traduzidos por Individual Values. Variam de [0,31] e são somados ao total de stats do Pokémon. Quando o Pokémon nasce ou é capturado, são lhe atribuidos esses valores (um por cada stat) de forma aleatória. Um pokemon com 31 IV num determinado stat estratégico é então apto para competir em batalhas. Existem formas de maximizar propositadamente os IV's a um Pokémon, mas isso será abordado num tópico específico para a criação.

  • EVs: traduzidos por Effort Values. Variam de [0,255] e são adquiridos à medida que o Pokémon vai lutando contra outros Pokémon. Se com o teu Pokémon derrotares outro, ao teu Pokémon será atribuido um montante de EVs num determinado stat (depende do Pokémon derrotado). No máximo, podemos atribuir um total de 510 EVs a um só Pokémon, depois disso ele deixa de ganhar EVs. Este montante é suficiente para maximizar em EVs 2 dos 6 stats do Pokémon.

  • STAB: traduzido por Same Type Attack Bonus. Exemplificando, um Pokémon Water/Ground (Água/Terra) faz com que todos os moves ofensivos de Water (Água) ou Ground (Terra) causem dano 1.5x maior do que um Pokémon exatamente com os mesmos pontos de ataque mas sem o mesmo tipo do ataque. Um Pokémon do tipo Fire (Fogo) não ganha STAB a usar o move Scald que é de Água, no entanto ganha a usar o move Flame Wheel que é de Fogo.




Funções de cada Pokémon na batalha


Para ganharmos muitas batalhas é necessário recorrer à estratégia. O que decide a vitória entre dois jogadores experientes é a estratégia (e também alguma sorte). Com isto, devemos montar uma equipa de 6 Pokémon equilibrada, em que cada um dos 6 tem a sua função. Dependendo do estilo de jogo do jogador, o mesmo pode optar por pôr mais Sweepers e menos Walls na equipa, ou fazer o contrário... mas afinal o que é isto de Sweepers e Walls? São, na verdade, as classes de Pokémon. Abaixo explico a função de cada uma delas, dando exemplos.
Antes de mais, gostaria de salientar que os Pokémon são dividos em classes de acordo com os seus Base Stats e Abilidade (Ability).

  • Sweepers: traduzindo a palavra: varredor. Estes são os responsáveis por "varrer" a equipa adversária, isto é: com os seus ataques destruirem os Pokémon adversários de modo a ganhar a luta.
    Por muitos iniciantes são considerados a única peça fundamental no jogo, mas para "varrer" a equipa adversária é necessário dar-lhes o suporte necessário para tal e para isso temos que utilizar Pokémon de outras classes. Estes sweepers costumam ter a Nature direcionada para aumentar o Ataque, Ataque Especial ou Velocidade, diminuindo um dos stats que não foram mencionados acima, e ter os IVs e EVs maximizados para esses 3 stats também, de modo a ter a maior força de ataque possível e a maior velocidade possivel para "varrer" sem ser "varrido".
    Ex: Terrakion, Alakazam, Gyarados, Scizor, Dragonite

  • Walls: traduzindo a palavra: Parede. De modo a proteger a tua equipa contra os sweepers adversários, criando aberturas para colocar o teu sweeper no jogo e virar o mesmo a teu favor, existem as walls.
    Este tipo de Pokémon tem bastante HP, Defesa e/ou Defesa Especial de modo a aguentar os ataques do sweeper e contra-atacar a sua defesa frágil. Tal como a classe acima, têm a Nature, IVs e EVs máximizados nos stats que lhes garantem melhores funcionalidades.
    Ex: Jellicent, Gliscor, Blissey, Heatran, Tentacruel

  • Clerics: a palavra não diz muito da função deste tipo, no entanto são Pokémon defensivos (Walls) que funcionam como enfermeiros da equipa, curando os outros de possíveis Status (poison, burn, sleep, paralysis, etc) como moves como Heal Bell e Aromatheraphy e também algum do HP com Wish.
    Ex: Blissey, Vaporeon, Jirachi

  • Phazers: são pokémon especializados em "estragar a festa" de outros. Os phazers podem impedir através do move Taunt que os Walls e os Clerics usem moves não ofensivos, estragando as suas funcionalidades, e podem também usar moves como Haze e Clear Smog impedindo os Sweepers de aumentarem os seus Status com moves como Swords Dance e Calm Mind de movo a tornarem-se um verdadeiro perigo nos jogos.
    Existem também os Spinners que embora não sendo considerados Phazers mas também com a função de estragar a festa de Pokémon que usam moves denominados "Hazards" como Spikes, Stealth Rock e Toxic Spikes (para impedir as trocas de Pokémon), usando o move Rapid Spin que serve para limpar o campo desses "Hazards".
    Ex: Hippowdon, Starmie (Spinner), Heatran, Skarmory




Explicação detalhada de cada Stat


HP (Health Points): é a "vida" do Pokémon, representada pela barrinha que muda de cor (verde, amarelo e vermelho) que indica a saúde do mesmo. Deve ser um stat trabalhado em qualquer Pokémon usado para Defender visto que com mais HP torna-se mais dificil de mandar o Pokémon abaixo.

  • Atk (Ataque): É o stat responsável pelo dano causado por todos os ataques físicos do Pokémon. Os Pokémon usados para Atacar devem ter este stat trabalhado para causarem mais dano nos ataques físicos. Os ataques físicos são aqueles cujo corpo do Pokémon atacante entra em contacto com o corpo do Pokémon Defensivo.
    Caso o pokémon esteja queimado, o seu poder de ataque é reduzido a metade.

  • Def (Defesa): Este stat ajuda o Pokémon a defender-se dos ataques físicos. Quanto mais maximizado estiver, menor dano será causado ao Pokémon por ataques físicos.

  • SAtk (Ataque Especial): Exatamente a mesma explicação do ataque, com a diferença de ser o stat responsável pelo dano causado pelos ataques especiais e não pelos ataques físicos. Os ataques especiais são aqueles em que o dano não é causado pelo corpo do Pokémon adversário e sim por meio de Chamas, Raios, etc.
    O seu poder ofensivo não é diminuido por nenhum status.

  • SDef (Defesa Especial): Exatamente a mesma explicação da defesa, com a diferença de ser o stat responsável pela proteção nos ataques especiais.

  • Spd (Velocidade): É o stat que define quem se move primeiro em cada turno do jogo. O Pokémon com maior velocidade move-se primeiro. Por este motivo os Sweepers devem trabalhar este stat, para atacarem antes dos outros e causarem dano antes de serem inutilizados. É reduzida a 1/4 quando o Pokémon se encontra paralizado.




Especialização de cada classe de Pokémon


Mais uma vez, de acordo com os base stats, podemos detalhar ainda mais a função de cada Pokémon.
Pondo o exemplo do Alakazam. Os seus base stats são enormes no SAtk e na Spd, no entanto muito baixos no Atk.
Não é por isso que ele não dá um excelente sweeper, basta apenas usar o lado "especial" dele.
Deste modo, os sweepers podem ser divididos em Special Sweepers (Varredores Especiais) e em Physical Sweepers (Varredores Físicos). Os físicos usam apenas Ataque e os especiais usam apenas Ataque especial. Existem ainda os Mixed Sweepers (Varredores Mistos) que, embora com menos poder porque não se especializam em nenhum dos dois stats ofensivos, atacam pelo lado físico e pelo lado especial.
Para responder a estas classes de sweepers, existem ainda as categorizações das Walss em Special Wall (Parede Especial), Physical Wall (Parede Física) e Mixed Wall (Parede Mista). Cada uma com a função de parar uma classe respetiva de sweepers.




As Tiers


De modo a tornar o jogo justo e dar uma oportunidade a todos os Pokémon de aparecer em batalhas, a comunidade principal de Pokémon competitivo dividiu os Pokémon em "Tiers" de acordo com o seu rendimento e utilidade na competição.
As Tiers são então uma hierarquia de Pokémon, onde Uber é a mais forte e a NFE a mais fraca. Lembrando que, em cada tier, só podem ser usados os Pokémon das suas Tiers inferiores.
Ex: No Metagame Uber, podemos usar todos os Pokémons.
Já na Overused (OU), podemos usar pokémons das tiers OU, BL, UU, NU e NFE, menos a Uber, pois a Uber é a tier acima da OU e assim por diante.
Podem consultar a lista das Tiers no seguinte link: Smogon Tiers




Considerações Finais


Este guia foi realizado interiamente por mim, Rayleigh, com o objetivo de ajudar todos os membros novos da PokéTuga a se integrarem naquilo que será a nossa focalização (os Torneios).
Com isto, o guia é propriedade única e exclusiva do fórum PokéTuga, não podendo ser copiado parcial ou totalmente para outro local sem a minha autorização.
Caso algum tipo de plágio seja notado (tenho as ferramentas necessárias para procurar o guia por palavras-chave no google e encontrar todos os locais onde este se encontra), eu mesmo irei tomar as medidas que se adequarem.
Espero que gostem do guia e que, caso estejam também por dentro do assunto, opinem sobre ele e estando algo mal explicado me avisem com sugestões para eu corrigir e creditar.

Obrigado.
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Rayleigh

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